Círculo de Oração

História do Círculo de Oração no Brasil

Como e onde surgiu:

 "Circulando os Céus"

Albertina BezerraNa historia das Assembléias de Deus no Brasil, o Círculo de Oração é um marco que já completou 68 anos. O trabalho fundado em Recife no dia 06/03/1942 – Pernambuco, pela irmã Albertina Bezerra Barreto, falecida no dia 14/08/2008, aos 94 anos - hoje abrange todo o Brasil em várias denominações e se expandiu também em outros paises como Argentina, Estados Unidos e Japão.

A enfermidade da menina Zuleide, filha de Albertina foi à maneira pela qual Deus se utilizou para chama – lá a uma obra tão grande. A menina não andava nem falava e os especialistas pelos quais foi consultada deram lhe apenas oito anos de vida. Com fé no medico dos médicos, Albertina convocou algumas senhoras de sua igreja no bairro recifense de casa amarela, para ajuda – lá em oração. Sete irmãs se prontificaram, foram Elas: Cecita Colaço, Malphara Bezerra, Maria do Carmo, Antonia Viegas, Ana de Souza, Otávia Pessoa e Maria José. Marcaram a primeira reunião para o dia 06 de março de 1942. Estava assim iniciada uma nova e marcante atividade na igreja do Senhor: o CÍRCULO DE ORAÇÃO.
E cumprindo – se a promessa de Deus na vida da irmã Albertina sua filha Zuleide cresceu, andou e viveu até aos 49 anos de idade.

 

ESCOLHA DO NOME:

O nome, diz a fundadora, foi colocado por causa de um folheto que havia lido cujo texto explicava que a oração era como um circulo nos céus. “Quando estávamos orando, lembrei – me da mensagem e disse: - vamos circular os céus com as nossas orações”.

Desde o seu inicio o Círculo de Oração, é semelhante a um exercito em marcha, preparado para a guerra. A igreja sabe que pode avançar contra o inimigo, pois conta com uma retaguarda composta de um batalhão de mulheres que, em oração, se prepara para auxilia – lá na peleja contra o mal.

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil, hoje com 99 anos, é marcada com muitos milagres, curas, batismos no Espírito Santo, e vidas restauradas pelo clamor e oração de mulheres de fé que frequentam o Círculo de Oração, dobrando os joelhos em favor dos aflitos, das lideranças, dos missionários, dos lares, e de todos os que confiam que Deus ouve e atende.

SOBRE A FUNDADORA:

ALBERTINA BEZERRA BARRETO, natural de Pernambuco, aceitou a Jesus aos 13 anos. Crente fiel e dedicada participava do coral e ensinava na Escola Dominical. Casada com Florismundo Barreto Montenegro lhe nasceu Zuleide e Josival, este reside em Brasília e lhe deu oito netos e quatro bisnetos.
Iniciou também o Círculo de Oração em João Pessoa – PB, onde dirigiu 14 anos e incentivou a abertura do trabalho em Natal – RN, Bahia e Belo Horizonte – MG.


Entre todos os essenciais preceitos divinos estabelecidos para a igreja, um tem se mostrado mais que necessário para uma trajetória de vitória. - A ORAÇÃO. Tanto que o apóstolo Paulo já aconselhava aos Tessalonicenses “Orai sem cessar! (I Ts. 5:17)”.


CÍRCULO DE ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ALCÂNTARA


O Círculo de Oração foi fundado na Assembleia de Deusem Alcântara há 56 anos. O Senhor tem levantado mulheres compromissadas com o ministério da oração. Orar sem cessar é orar de manhã, de tarde, à noite, de madrugada no romper da manhã. É fazê-lo de pé, com rosto no pó, ajoelhado, é prostrar-se, levantar as mãos, olhar para cima, elevar a alma, o coração, derramando-os no altar de Deus.   É clamar, pedir, buscar em súplica, com ardor; rogar, invocar, vindicar, reivindicar, adorar, exaltar com ações de graça. 
Disse Deus _ “Buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscares do todo o coração” (Jr.29:13). E assim tem sido.

Com o coração firmado em Deus, o Dirigente da então congregação de Alcântara, filiada à Assembléia de Deus em Fonseca, o irmão Álvaro, no ano de 1954 designou a irmã Aurora para iniciar o já conhecido trabalho realizado nas Assembléias de Deus denominado Circulo de Oração, e que acontecia 1 vez por semana, todas as quintas-feiras.

CIRCULO:
porque compreendia a união de várias mulheres irmanadas em um mesmo propósito de, dadas as mãos, ultrapassarem as barreira para servirem como sustentáculos da então pequena obra iniciada por Deus ali; DE ORAÇÃO: porque seria a oração o instrumento principal a ser desenvolvido e utilizado pelas irmãs na execução desta tão árdua e bela tarefa.

Com menos de 1 ano de instalado, o Pastor Moisés Soares determinou a suspensão do trabalho tanto na Sede, em Fonseca, como nas demais congregações e assim se passaram 2 anos.

Parecia que o trabalho que mal começara seria extinto, porém o Senhor restaurou-o, na congregação do Alcântara, já sob a direção do Pastor Joel, através da irmã Aurora Gomes e a irmã Odete Castilho dos Reis, que esteve ajudando na direção do trabalho por longos anos, ambas já falecidas.

Odete ReisConta a irmã Odete que antes de se adquirir o terreno onde está o templo antigo, ela teve um sonho que mostrava o Pastor Mario Coutinho, com uma Igreja sobre rodas naquele terreno, onde mais tarde, no ano de 1957, seria inaugurado o primeiro templo da Assembléia de Deus em Alcântara, com a fiel ajuda do Pastor Custódio Rangel doando todo o material e obra.

No passar do anos, através da instrumentalidade das irmãs, que atuaram como dirigentes, e demais irmãs como auxiliares, o poder de Deus se fez manifestar e grande foram os milagres e maravilhas ocorridos.  Milhares foram curados de enfermidades incuráveis, outras centenas receberam respostas para situações impossíveis de se encontrar soluções. Outros tantos foram alcançados, libertos, tendo um encontro pessoal e regenerador com o mestre Jesus.

O trabalho do Círculo de Oração foi implantado em cada congregação que era inaugurada, existindo hoje em todo o campo da Assembléia de Deus em Alcântara, que conta hoje com cerca de 4.000 (quatro mil) membros, em suas 25 congregações.

Nesse período foram 4 (quatro) as irmãs que atuaram como dirigentes do Círculo de Oração:

1ª) Irmã Aurora Gomes (in memórian) (de 1954 a 1963)
– Gestão do Presbítero Alvaro, Pr. Antonio Vieira até Pr. Joel

A irmã Aurora foi a primeira dirigente do Círculo de Oração no Alcântara. Uma mulher totalmente compromissada com Deus. Sua forte personalidade transmitia a todos a unção do Espírito Santo. Junto com o Pb. Álvaro, foi pioneira neste campo. Mesmo com as dificuldades da época, estava sempre pronta para o trabalho.

Teve como auxiliares as irmãs, Nazaré Coutinho, Nazaré Marins, Maria Barros, Silvia da Silva, Maria Dutra, Zenil Lessa, e a irmã Heroltildes (que inclusive trazia seus filhos do Bandeirantes até a igreja em um carrinho de mão).
Pb. Álvaro e a irmã Aurora

2ª) Irmã Carmem Guerreiro (in memórian) (de 1963 a 1977)

– Gestão do Pastor Joel até Pastor Armando

Carmem GuerreiroNesse período, a pequena igreja agigantou-se e em 1963, foi impossada a irmã Carmem Guerreiro. Várias congregações foram sendo implantadas, tornando-se um dos maiores campos da Assembléia de Deus em São Gonçalo.

Nesse período, outras irmãs foram levantadas para auxiliarem a irmã Carmem e não poderíamos deixar de citar o seus nomes: Margarida, Arinda, Alcina, Penha, Lair Viegas, Lea Barbosa, Terezinha, Jadir Medeiros, Irandir, Celeste Brasil, e Nilda Rangel, e muitas outras irmãs, nomes que certamente deixaram de ser citados, mas temos certeza que Deus lembra-se de cada um deles.

3ª) Irmã Maria Cleuza Ramos de Farias (in memórian) (de 1977 até 08/2002)
– Gestão do Pastor Armando até Pastor Silverio

Com um ano que estava a frente do Círculo de Oração a irmã Cleuza organizou o 1º Congresso da União Feminina, em 1978, na época denominado Congresso de Senhoras, e que mais tarde receberia o nome de UFADA (União Feminina da Assembléia de Deus em Alcântara). A irmã Cleuza ficou 25 anos como dirigente e Coordenadora da UFADA, tendo ocorridos sob a sua gestão os 23 congressos realizados, até o ano de 2002, quando o senhor a recolheu à sua glória, 4 meses após o término da festividade.

Quando a irmã Cleuza assumiu, a irmã Adenir Couto, juntamente com a irmã Dyrce e o Pastor Sérvulo, já dirigiam uma reunião às terças-feiras denominada Assistência espiritual, que com a assunção do Pastor Silvério na presidência da Igreja, foi incorporado ao Círculo de Oração, passando então a partir daí, as reuniões serem realizadas todas às terças e quintas-feiras.

Deve ser destacado que no ano de 1984 o Pastor Silvério Henrique Teixeira, foi eleito como novo Pastor Presidente, e nesses 25 anos, tem dado apoio incondicional a este trabalho, pois a oração faz parte de seu Ministério. Nos últimos 19 anos ele tem estado no templo da Igreja, no matutino em oração, ininterruptamente, de Segunda a Sexta-feira das 5 as 6 horas da manhã.

4ª) Missionária Adenir Couto de Souza (de 08/08/02 até a presente)

Pastor Sérvulo e Miss. Adenir CoutoA irmã Adenir chegou em Alcântara em 1968, ingressando como cooperadora do Círculo de Oração, e mesmo com 3 filhas pequenas, não deixava de participar das reuniões.

Conta a missionária Adenir que, assim que chegou ao campo do Alcântara, o pastor Armando Marins de Carvalho, designou as irmãs Alcina e Arinda para que a ajudassem a vir para o Círculo de Oração trazendo suas meninas. " Louvo a Deus pela vida dessas queridas irmãs que não mediram esforços em me ajudar" - diz a miss. Adenir Couto.

Em 08/08/2002, assumiu a Direção do Círculo de oração , bem como cargo de Coordenadora da UFADA.

Uma de suas primeiras medidas foi criar a Diretoria da UFADA, que na gestão passada funcionava junto com o círculo de oração da sede, além de designar Líderes de Setores das congregações para atuarem nas Congregações que formam os 5 (cinco) setores do campo.

O Pastor Sérvulo Martins de Souza, seu esposo, é freqüentador do círculo de oração desde essa época, sendo o primeiro irmão matriculado, pois naquela época, era feita chamada para ser ter controle de freqüência das reuniões.

Hoje Deus tem levantado obreiros para serem participantes das reuniões como Pr. Jacyr Pereira, o Pb. Paulo Roberto Costa, Diácono Carlos Nolasco,  Pb. Carlão (Pb. Carlos Jose Macedo),  Evang. Paulão (Paulo Batista) o Eduardo (dudu) e o Joel, maestros da Orquestra Asaphe, que são freqüentadores contínuos do Círculo de Oração, inclusive o Pastor Silvério, que sempre se faz presente nas reuniões, bem como outros diversos irmãos da igreja. Os auxiliares de trabalho Valdir Guimarães, Jonatas e Diácono Domy Brantes, auxiliam na portaria nas Terça e quintas-feiras. E assim, toda a igreja unida, ministério e membros, tem buscado ao Senhor neste lugar.


Foram Dirigentes Auxiliares do Círculo de Oração na Sede:

Odete Castilho dos Reis         Carmerinda Gomes
Creuza Rangel                      Vania Maria do Santos
Olga Rocha (Glorinha)            Lucileia Mariana Sobrinho
Irene  Geroncio                     Ananísia
Natalina                               Jadineia Pires
Sirley de Melo Santos             Cora Faria
Odete Castilho dos Reis         Maria das Graças
Genésia Cavalcante               Maria Dutra

 

 

 




 

Diretoria do Círculo de Oração da Sede :

Coordenadora: Adenir Couto
Vice: Hilda Maria

Auxiliares:
Dyrce Farias
Genésia Cavalcante
Marlene Jeremias
Sandra Maria

Tesoureiras:
Selma Regina
Maria Fausta

Secretárias:
Maria Eterna
Ester Brantes
Helen Cristiane

Regentes:
Daisy Couto
Daniele Shumacker
Sandra Regina

Cultos do Círculo de Oração:

Culto das Primpicias:
1ª Terça-feira do mês
Culto da Família: 1ª Quinta-feira do mês
Causas Impossíveis: Última quinta-feira do mês
Jejum Coletivo: Última terça-feira do mês.

 

 


 

Trabalhos desenvolvidos pelo Círculo de Oração:

1) Curso "Vestidas Para o Ministério"
- Ministrados às futuras esposas de obreiros.

2) Equipe Ebenezer -
Trabalho voltado para a terceira idade como: evangelismo, visitação, batismo, ministração da Santa Ceia, trabalhos em asilo etc.

Orientador: Pr. Sérvulo Martins de Souza
Responsáveis: Pb. Paulo Roberto e Aldarina Costa
Conselheiros: Pb. Erasmo e Hilda

Projeto Equipe Ebenezer:

Objetivos:

  • Conhecer o grupo
  • Conscientizar que o processo de envelhecer não é o fim, e sim, o início de uma vida repleta de experiêcias e conservadora de seus valores morais e espirituais.
  • Ajudar a manter uma mente ativa, participando sempre de leituras, exercícios, caminhadas, trabalhos manuais e etc.
  • Visitar os irmãos que estão impossibilitados de irem aos cultos. Orar com eles, louvar e ler a palavra. Levando-os a entender que a igreja não os esquece.
  • Promover reunião sempre com o profissional que atue na área da terceira idade (pastor, psicólogo, ass. Social, geriatra e etc.)
  • Ajudar os participantes do nosso grupo  a manter sempre uma auto-estima, descobrindo os talentos que estão parados.
  • Convidá-los a participar das festividades dos aniversariantes, caso não seja possível, ir à residência dos mesmos no dia do aniversário e cultuar a Deus.
  • Manter sempre contato, por telefone, conversando carinhosamente com o idoso, sem permitir que os mesmos se tornem dependentes. Evitar falar em morte, doença, tragédia, etc..
  • Visitar sempre com acompanhantes de mesma faixa etária. Aconselhando-os que a leitura da Bíblia, a oração e se possível o jejum continua sendo indispensável em sua vida.

3) Equipe Dorcas - Trabalho de visitação realizado em lares, hospitais, etc.
Responsáveis: Maria das Graças, Carmem dos Santos e Margareth Azevedo

3) Rol do Bebê - Trabalho de visitação e assistência à gestantes e bebês até 1 ano, realizado em lares.
Responsáveis: Laodicéia e Dyrce Farias .

Nossas consagrações são realizadas às terças-feiras e quintas-feiras das 08h às 10h.